QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

Vedação da laje: por que é tão importante e o que você precisa saber

Autor: Telhadão | 22 de setembro de 20
Compartilhar

Uma das etapas mais importantes, e menos conhecidas, dos processos de construção e reforma é a vedação da laje. Trata-se de um procedimento essencial para garantir máxima impermeabilização do seu teto, evitando infiltrações que possam danificar a estrutura. Porém, você sabe como fazer a vedação da laje? Nós ensinamos!

Antes, porém, é preciso compreender a importância desse processo.

Infiltrações no teto costumam não ser raros. Em muito, estão relacionados ao descaso dos donos dos imóveis com a proteção estrutural de suas lajes. Mesmo com um telhado sobre elas, é possível sofrer com patologias do tipo.

Por isso, a vedação da laje é tão essencial — bem como a compra de produtos de qualidade.

Seja em lajes com tráfego ou sem tráfego, ela é necessária para assegurar a integridade dos materiais e da infraestrutura do imóvel. Sem o uso de mantas asfálticas, por exemplo, é muito mais fácil para a umidade encontrar brechas e, em pouco tempo, deteriorar o teto da casa.

E isso, nós temos certeza, não é algo que você gostaria, certo?

Afinal, além do incômodo de uma reforma, falamos de custos que podem pesar no seu bolso. E, quando se trata de construção, cada surpresa pode lhe custar muito dinheiro.

Portanto, entender como acertar na vedação da laje é uma obrigação de quem quer manter a integridade do imóvel e economizar. Porém, a dúvida que fica é: como realizar esse procedimento?

Neste conteúdo, vamos te explicar o passo a passo simplificado. Que tal aprender mais? É só continuar a leitura!

Como fazer a vedação da laje?

Há dois jeitos de se fazer a vedação na laje. Em comum, os produtos utilizados (apesar de serem bem diferentes): a manta asfáltica e a manta líquida.

1# Manta asfáltica

A manta asfáltica é ótima para a vedação de lajes pois proporciona ótimo nível de impermeabilização. Trata-se de uma mistura de asfalto (esse mesmo, utilizado em pavimentos de estrada) com outros materiais e produtos químicos. Dessa forma, é um produto com ótima durabilidade e incrível resistência.

Em geral, a manta asfáltica é adequada para lajes menores, especialmente por conta do preço que pode ser mais elevado. No entanto, qualidade não falta! Ela ainda pode ter acabamentos únicos, como em alumínio, refletindo a luz do sol e refrescando o ambiente.

A aplicação da manta asfáltica é um pouco mais complexa, geralmente realizada por um profissional qualificado. Afinal, é necessário utilizar maçarico e equipamentos de proteção individual (EPI), portanto, é preciso de experiência.

Para ilustrar, entenda: a manta asfáltica é aplicada e, após, é adicionada uma camada de argamassa em cima.

2# Manta líquida

Popular e bem comum no mercado, a manta líquida confere um bom nível de vedação da laje e ainda possibilita uma aplicação facilitada.

Feitas com resina acrílica, possuem alto teor de sólidos, o que após a aplicações confere um ótimo nível de proteção às intempéries do tempo. Indicada para lajes sem tráfego, como de concreto armado.

Você pode encontrar online sem nem se estressar, é só clicar aqui e acessar a Manta Líquida Aquatec ou até mesmo a Manta Líquida Bautech!

Para sua aplicação, basta misturar o produto em um recipiente e espalhá-lo pela superfície. Para esse processo, o ideal é utilizar um rolo. Lembre-se de limpar muito bem o local, além de garantir que está seco. Para as demãos, espere um intervalo de 3 horas.

 

E então, agora que você sabe como fazer a melhor vedação da laje, com diferentes opções de materiais, que tal botar a mão na massa? Seja feita por você mesmo ou por um profissional, faça questão de comprar produtos de qualidade.

E o melhor local é a Telhadão. Visite o site e confira os nossos produtos!

Compartilhar